Headlines
 MP investiga internauta que fez post lamentando que ataque de Manchester não tenha ocorrido na BA

MP investiga internauta que fez post lamentando que ataque de Manchester não tenha ocorrido na BA




O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta sexta-feira (26), que instaurou um procedimento para investigar uma internauta que fez um post na rede social Facebook lamentando que o ataque que deixou 22 mortos em Manchester não tenha ocorrido na Bahia.

A publicação foi feita logo depois do atentado, que ocorreu na na noite de segunda-feira (22). O MP apura quem é o autor da mensagem, de onde ela partiu e se o perfil utilizado para a publicação é verdadeiro ou falso. O perfil, que foi excluído da rede social, após a mensagem viralizar e causar revolta, estava em nome de uma mulher que informava ser moradora de Curitiba.

"Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia. Seria lindo ver aquele gente nojenta e escurinha da Bahia explodindo", diz o post. Na mesma rede social, outros internautas se revoltaram e condenaram a postagem.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) encomendou um relatório preliminar para investigar a internauta que fez um comentário racista e xenófobo sobre os baianos em seu Facebook.

A promotora de justiça Livia Vaz, do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS), vinculado ao MP, disse que, além da abertura do procedimento investigatório, foi envido um ofício ao Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), também ligado ao órgão, para a realização de um relatório preliminar.

O relatório, conforme o MP, tem a intenção de identificar o autor da postagem, através das informações do perfil na rede social, e o local de acesso, ou seja, de onde a mensagem partiu.

Conforme a promotora, após o resultado do relatório preliminar do Nucciber será avaliado a possibilidade de o MP pedir à Justiça a quebra do sigilo de dados da internauta.

O MP informou que a autora da mensagem pode ser responsabilizada criminalmente por racismo e também civelmente por danos morais coletivos, por ofender a honra dos baianos.


Ataque



O atentado em Manchester ocorreu pouco depois do show da cantora Ariana Grande. Além dos mortos, mais de 100 pessoas ficaram feridas. A polícia britânica informou que o homem-bomba Salman Abedi, de 22 anos, foi o autor do ataque. Ele também morreu na explosão. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado.

O ataque de Manchester foi o mais grave ocorrido no Reino Unido desde julho de 2005, quando uma série de atentados causou a morte de 52 pessoas, entre eles quatro suicidas, e deixou 700 feridos no metrô e em um ônibus de Londres, segundo a France Presse.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

Related Articles

0 Comments:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.