Headlines
Loading...
 Banda Quabales e Margareth Menezes prometem 'caleidoscópio sonoro' para show no Rock in Rio

Banda Quabales e Margareth Menezes prometem 'caleidoscópio sonoro' para show no Rock in Rio




"O vulcão vai explodir". Isso é o que promete Marivaldo dos Santos, músico e fundador do Quabales, projeto social do bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, que virou banda e vai se apresentar no Palco Sunset do Rock in Rio, em 23 de setembro. A banda terá como convidada a cantora Margareth Menezes.

Marivaldo, que mora em Nova Iorque e é membro do grupo percussivo performático Stomp, revelou ao G1 que o show do Rock in Rio será especial. "Mostraremos o trabalho do Quabales, que une a percussão baiana com a linguagem performática do Stomp, em canções que misturam hip hop, música popular brasileira, muita percussão, além da participação de Margareth. É um trabalho muito visual, com muito movimento", diz.

Acompanhamos um ensaio para o show do Rock in Rio, realizado na tarde da última quarta-feira (24). No ensaio, Margareth contou que o show será uma mistura do Quabales com o trabalho dela.


"Eu estou trazendo a parte harmônica e algumas coisas de arranjos que nós fazemos no meu trabalho, com minha banda, e eles com essa mistura toda, que é muito rica. É uma nova leitura de algumas células que nós temos na música popular brasileira, na percussão baiana. É um caleidoscópio sonoro e percussivo muito interessante", diz a cantora.

Marivaldo enfatiza a palavra "mistura". "Vai ser uma mistura das músicas dela com as nossas, uma mistura dos músicos dela com os nossos. Será realmente um show em conjunto, com os dois no palco o tempo todo", conta.

Convite


Marivaldo conta que, quando recebeu a proposta para tocar no Rock in Rio, e soube que teria que escolher um convidado para participar do show, não pensou duas vezes antes de chamar Margareth.

"É uma amiga de anos. Conheci ela em Nova Iorque em 1990. Ela tomou aula de dança com minha irmã, e depois me convidou para fazer um clipe dela. Margareth tem muito a ver com a gente", fala.

Margareth relembra quando conheceu Marivaldo. "A irmã dele, Rosângela Silvestre, dava aula de dança afro no Teatro Castro Alves, isso entre 1988 e 1989. Eu fazia teatro, cantava, fazia cursos no TCA e tive a oportunidade de ser aluna de Rosângela. Depois, Rosângela viajou para os Estados Unidos, e nessa Marivaldo foi também. Durante uma visita, eu tive a grata surpresa de ver Marivaldo no Stomp. Fui ao show e foi muito bom. Depois disso ele já participou do carnaval comigo, e do clipe de 'O Coco do M'", conta Margareth.

A cantora revela que ficou muito feliz com o convite. "Foi um momento oportuno. Esse trabalho de Marivaldo vai além da arte. É a música como uma porta de esperança para os meninos do Nordeste de Amaralina", acrescenta.

Quabales


O Quabales é um projeto socioeducativo cultural realizado na comunidade do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Idealizado por Marivaldo, o projeto promove a fusão entre a percussão baiana e a linguagem do Stomp, um dos grupos percussivos mais importantes do mundo, que está em cartaz na Broadway há mais de 20 anos, e do qual Marivaldo é integrante há mais de uma década.

Marivaldo, que é um antigo morador do Nordeste de Amaralina, inventou um instrumento musical e o batizou de “Quabales”. “Qua”, pelo fato do instrumento ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um Timbales. Quando ele fundou o projeto, utilizou o mesmo nome. O Projeto Quabales contempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. O grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado.

"Fundei o Quabales em 2012. A ideia surgiu porque sempre que eu vinha para o Brasil com o Stomp havia projetos que queriam conhecer, participar, ver o show. E sempre foi minha vontade ir nas comunidades mostrar o que fazemos. Nisso eu pensei em fazer no Nordeste de Amaralina. Comecei na rua, chamando os meninos, há cinco anos. Nestes cinco anos, eu comecei a sacar o potencial que nós temos, de pegar a comunidade, não deixar os meninos ficarem de bobeira", conta Marivaldo.

Apesar do grupo ser do Nordeste de Amaralina, Marivaldo diz que aceita meninos de quaisquer localidades e de qualquer idade. "Tem gente de Plataforma, de outros bairros. Tem menino de 3 anos, até 24. É super aberto e todas as aulas são de graça", fala.

Margareth Menezes


Completando 30 anos de carreira em 2017, Margareth explodiu no cenário musical brasileiro em 1987, quando lançou a canção "Faraó - Divindade do Egito".

"Tudo aconteceu para mim a partir daí", conta Maragreth. "Quando eu olho, foi a prime
ira vez que minha voz estava em um disco, então considero um marco. Mas é claro que eu já vinha cantando desde antes".



Reportagem completa no G1

Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comments:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.