Tatuagem nas Forças Armadas pode? Essa é uma pergunta muito comum feita por milhares de candidatos que sonham ingressar na área militar.
Se você, no auge da juventude resolveu fazer um registro no corpo e agora está preocupado quanto à aceitação para ingresso no concurso público, não se desespere. Te explicaremos quais as exigências de Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Tatuagem nas forças armadas pode? Tatuagem nas Forças Armadas pode?
STF veta suspensão de candidato com tatuagem em concurso público
Em agosto de 2016, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como inconstitucional a proibição de tatuagens a candidatos que concorrem a cargos públicos. De acordo com o ministro Luiz Fux, a criação de barreiras arbitrárias que impedem este acesso dos candidatos aos cargos públicos ferem os princípios constitucionais da isonomia e da razoabilidade.A inconstitucionalidade foi concebida após um candidado ter aberto recurso extraordinário porque foi eliminado em seleção realizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo devido a uma tatuagem na perna. “Um policial não se torna melhor ou pior em suas funções apenas por ter tatuagem”, disse Fux.
Para o ministro, a exceção acontece em casos de tatuagens que prejudiquem a disciplina e a boa ordem, sejam extremistas, racistas, preconceituosas, ou então que atentem contra a instituição. Ele ressaltou ainda que um policial não deve aparentar em seu corpo sinais que façam apologia ao crime ou exaltem organizações criminosas.
Aeronáutica permite a concorrência de candidatos com tatuagem
Em resposta à reportagem, a Força Áerea Brasileira informou que não restringe o ingresso de candidatos em suas seleções pelo uso de tatuagens, exceto em situações julgadas como excepcionais pela Aeronáutica.
Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, serão permitidos participantes com tatuagens de conteúdos que não violem os valores constitucionais.
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comments:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.