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Concurso PRF 2017/2018: saiba tudo sobre a seleção nacional!

Concurso PRF 2017/2018: saiba tudo sobre a seleção nacional!

 

Concurso PRF 2017/18: saiba tudo sobre o concurso!


Ser policial rodoviário federal. Para muitos, isso é muito mais do que um desejo. É um chamado. Há quem tenha a carreira na família há gerações. Em outros casos, a motivação surgiu ao testemunhar a ação da corporação, seja em uma experiência pessoal ou por meio da mídia.

Seja lá qual for o caso, fazer parte da corporação responsável pela proteção não só dos cidadãos que trafegam pelas rodovias federais brasileiras, mas da sociedade como um todo, é um objetivo a ser perseguido com disciplina, determinação, perseverança e, sobretudo, informação.

É pensando nisso nós trazemos tudo que você precisa saber para superar o desafio de ser aprovado em um concurso público que está entre os mais almejados do país: o da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem pedido de autorização em análise no Ministério do Planejamento (Concurso PRF 2017/2018).

Aqui, você vai encontrar detalhes sobre a carreira e um material vasto para auxiliar na sua preparação: gabarito comentado da última prova, histórias e dicas de quem já chegou lá, o que pensam outros futuros candidatos ao cargo e orientações de especialistas para os testes físicos e avaliação psicológica.





E você? O que te faz querer ser policial rodoviário federal? Comente!

Confira detalhes da carreira e do concurso

Cargo

O cargo de policial rodoviário federal foi criado em 23 de julho de 1935, sob o nome de inspetores de tráfego. Por esse motivo, na data é celebrado o dia do policial rodoviário federal.

Requisitos

Para ser policial rodoviário federal, é preciso ter de 18 a 65 anos de idade. O cargo é aberto a homens e mulheres e a escolaridade exigida é o ensino superior completo, podendo ser em qualquer área de formação. Além disso, é preciso ter a carteira de habilitação, na categoria B ou superior.

Atribuições

Estão entre as atribuições dos policiais rodoviários federais as seguintes atividades:

Preservar a ordem, a segurança pública e o patrimônio da União, por meio do patrulhamento ostensivo das rodovias federais;

Atuar na prevenção de acidentes e realizar o atendimento a vítimas nas rodovias federais;

Realizar o policiamento, a fiscalização e a inspeção do trânsito e do transporte de bens e pessoas;

Exercer os poderes de autoridade de trânsito, autuando infratores, cobrando e arrecadando multas;

Assegurar a livre circulação das vias, especialmente em casos de acidentes de trânsito, manifestações sociais e calamidades públicas;
Realizar a escolta de autoridades nacionais e internacionais, quando solicitado.


Remuneração

Por meio da Lei 13.371/16, a remuneração inicial da categoria foi reajustada para R$9.501,98 em janeiro deste ano. A legislação prevê ainda aumento para R$9.931,57 em 2018 e para 10.357,88 em 2019. Em todos os casos, já está incluído o auxílio-alimentação, que atualmente é de R$458.

No topo da carreira, os ganhos atuais são de R$15.579,30. Os valores sobem para R$16.297,56 no próximo ano e para R$17.010,34 em 2019, também com o auxílio já incluído.

Carreira

Uma das grandes vantagens da carreira na PRF apontada por quem já faz parte da corporação é o cargo único, que diferencia o órgão das demais forças policiais. Entre os benefícios, está a possibilidade de qualquer policial ter a chance de assumir funções de chefia, desde a mais simples até a maior delas, a de diretor-geral. Atualmente, a função é exercida por Renato Dias, de 44 anos, policial rodoviário federal há 23 anos, desde 1994.

Lotação

A PRF tem como política lotar os policiais rodoviários recém ingressados nas regiões de fronteira, o que abrange territórios dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Porém, em função da alta capilaridade da PRF, é possível atuar em qualquer região do Brasil. Em geral, os policiais podem buscar a transferência de lotação após três anos no exercício do cargo, por meio dos chamados concursos de remoção. Além da sede, em Brasília, o órgão conta com 27 superintendências regionais, 150 delegacias e 413 unidades operacionais, totalizando mais de 550 unidades em todo o país.

Último concurso

A PRF abriu seleção para policial rodoviário federal pela última vez em 2013. Na ocasião, foram oferecidas mil vagas, atraindo um total de 109.769 inscritos em todo o país. A concorrência foi, portanto, de 109,77 candidatos por vaga.

Etapas

Além das provas escritas (objetivas e discursiva), a seleção dos policiais rodoviários federais é composta por provas práticas e avaliações médicas e acadêmicas. Abaixo, você confere um infográfico com as etapas que costumam compor o concurso.



Conteúdo programático

As disciplinas a serem cobradas nos concursos da PRF são, tradicionalmente, compostas por um núcleo básico, podendo haver, no entanto, algumas alterações de uma oportunidade para a outra. No momento, não há informação de alterações em relação ao que foi cobrado no último concurso, sendo o programa anterior a base dos estudos para o novo concurso, conforme orientação dos especialistas.

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Na seleção de 2013, as avaliações foram sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial e Relativa à PRF, Direitos Humanos e Cidadania e Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários. Confira aqui o conteúdo programático completo daquela oportunidade.





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