
Tecnologia
Grupo escandinavo AINMT faz acordo para comprar controle da Nextel Brasil por US$200 mi

(RD5.COM.BR) - A NII Holdings e o grupo escandinavo AINMT Holdings divulgaram nesta terça-feira acordo em que a controladora da operadora norueguesa Ice pode investir atĂ© 200 milhões de dĂ³lares na brasileira Nextel, assumindo o controle da companhia brasileira de telecomunicações mĂ³veis.
De acordo com o comunicado conjunto das empresas, a AINMT investirĂ¡ inicialmente 50 milhões de dĂ³lares por uma fatia de 30 por cento na Nextel Holdings, subsidiĂ¡ria integral da NII, atual controladora da Nextel Brasil. Posteriormente, terĂ¡ a opĂ§Ă£o de investir 150 milhões de dĂ³lares adicionais.
"Se essa opĂ§Ă£o for exercida, o investimento total da AINMT, de 200 milhões de dĂ³lares, resultarĂ¡ em um controle majoritĂ¡rio equivalente a 60 por cento do capital da companhia", diz o comunicado. A NII contribuirĂ¡ com capital e deterĂ¡ fatia 40 por cento na empresa caso a AINMT exerça sua opĂ§Ă£o.
A opĂ§Ă£o deve ser exercida atĂ© 15 de novembro. Este segundo passo da operaĂ§Ă£o deve ser concluĂdo atĂ© 31 de janeiro de 2018 e a Nextel Holdings espera que a operaĂ§Ă£o seja concluĂda durante o primeiro trimestre de 2018.
Se a AINMT realizar o investimento adicional de 150 milhões de dĂ³lares, "a Nextel terĂ¡ maior solidez financeira para seguir sua recĂ©m-desenvolvida estratĂ©gia de expansĂ£o comercial que contempla investimentos contĂnuos em mercados-chave para a Nextel Brasil com foco na expansĂ£o da base de clientes".
Segundo o comunicado, a transaĂ§Ă£o fornecerĂ¡ Ă Nextel um aumento significativo de capital para revitalizar o negĂ³cio e permitir que a Nextel siga uma estratĂ©gia de crescimento que nĂ£o seria possĂvel para a NII financiar sozinha.
A conclusĂ£o da transaĂ§Ă£o estĂ¡ sujeita a um aditamento das dĂvidas da Nextel Brasil e Ă liberaĂ§Ă£o e substituiĂ§Ă£o de determinadas garantias existentes, alĂ©m de outras condições usuais de fechamento, incluindo aprovações regulatĂ³rias e antitruste, aprovaĂ§Ă£o dos acionistas da NII e aprovações de terceiros.
A equipe do Bradesco BBI disse em nota a clientes que a venda da Nextel para o grupo AINMT Ă© inesperada, acrescentando que enxergava os trĂªs principais participantes do mercado como principais compradores da Nextel, principalmente TIM.
Para os analistas Fred Mendes e Tales Freire, o aporte de atĂ© 200 milhões de dĂ³lares deve ajudar, mas nĂ£o resolver os desafios de liquidez da companhia, que pode precisar de outra injeĂ§Ă£o de capital no futuro.
"Ainda nĂ£o estĂ¡ claro qual Ă© a principal estratĂ©gia da AINMT para o Brasil. Por enquanto, acreditamos que esta notĂcia Ă© relativamente negativa para Vivo, TIM e Claro, jĂ¡ que as trĂªs empresas estavam ganhando participaĂ§Ă£o de mercado na Nextel, que nĂ£o conseguiu investir significativamente em suas operações", disse o Bradesco BBI.
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comments:
Os comentĂ¡rios sĂ£o de responsabilidade exclusiva de seus autores e nĂ£o representam a opiniĂ£o deste blog. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que Ă© imprĂ³prio ou ilegal.